SinSaudeSP presente no 7º Congresso
Nacional da Força Sindical


        Como já é tradição, os trabalhadores da saúde de São Paulo estiveram presentes no 7º Congresso Nacional da Força Sindical, realizado na Praia Grande, de 24 a 26 de julho – um evento histórico que reuniu mais de quatro mil dirigentes sindicais de todo o Brasil. A delegação do SinSaudeSP foi composta por dez diretores-delegados e marcou a posição da categoria durante os debates sobre estratégias e formas de luta para ampliar direitos, gerar empregos e promover cidadania.

        Durante os três dias estiveram em pauta temas gerais importantes como: a batalha pela pauta trabalhista, a agenda do trabalho decente, o combate às práticas antissindicais, a luta para mudar a política econômica, crise econômica internacional e o colapso do neoliberalismo entre outras de interesse da classe trabalhadora. Em relação à pauta trabalhista, destacam-se: Redução da jornada para 40 horas semanais, Fim do Fator Previdenciário, Pela correção Permanente do Imposto de Renda, Ratificação da Convenção 158 da OIT, que trata da demissão imotivada; Regulamentação da Convenção 151, que garante negociação coletiva dos trabalhadores do setor público, contra a discriminação das mulheres, negros e jovens no mercado de trabalho – salário igual para trabalho igual.

        Além das grandes temáticas nacionais, a delegação do SinSaudeSP acrescentou aos debates as principais bandeiras de luta específica da categoria da saúde: piso salarial para a enfermagem (PL-4924/2009), redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais para a enfermagem (PL-2295/2000); 10% a mais para a saúde (PLP 123); contra a terceirização na saúde, entre outras. É o SinSaudeSP presente na luta ! Neste Congresso foi eleita a nova Diretoria da Central. Parabéns trabalhadores da Força Sindical!