PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO
DIA NACIONAL EM MEMÓRIA ÀS
VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO REÚNE
MAIS DE 500 PESSOAS NO SINSAUDESP


        O número de acidentes de trabalho cresce e a fiscalização diminui. Esta foi uma das constatações mais preocupantes assinaladas durante o Seminário em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, realizado pela Força Sindical SP, no auditório do SinSaudeSP, que reuniu cerca de 500 pessoas. E o mais grave: a área da saúde já ocupa o primeiro lugar em acidentes de trabalho. Diante disso, o Dr. Joaquim José da Silva, Secretário-Geral do SinSaudeSP, colocou ao público presente a seguinte questão: "Quem cuida do cuidador?"

        O dirigente sindical fez também um apelo ao Secretário Estadual de Emprego e Relações de Trabalho, Carlos Ortiz, para que apóie as ações do SinSaudeSP e de todo o movimento sindical na busca de uma melhoria das condições de prevenção de acidentes, principalmente na área da saúde. Para o Dr. José Sousa da Silva, presidente em exercício do SinsaudeSP, hoje o acidente de trabalho mata mais que a AIDS ou acidente de trânsito. Tanto o Dr. Joaquim como o Dr. Sousa reivindicaram a aprovação em regime de urgência, pelo Congresso Nacional, do PL 2295/2000, que estabelece a jornada semanal de trabalho de 30 horas. Outra das principais reivindicações do SinSaudeSP nesse sentido é a implantação e a fiscalização intensiva da NR-32, norma que regulamenta o setor da saúde nessa questão. Estiveram presentes ao evento: Carlos Ortiz, Secretário Estadual de Emprego e Relações de Trabalho; vereador Cláudio Prado; Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical de SP; Arnaldo Gonçalves, Secretário Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho da Força Sindical; João Donizete Scaboli, secretário de Saúde da Força Estadual SP; Aida Cristina Becker, auditora fiscal e coordenadora da Comissão da NR-12; entre outras autoridades.

        Entre os diretores do SinSaudeSP, estiveram presentes: Dr. Joaquim José da Silva Filho, Dr. José Sousa da Silva, presidente em exercício; Ataíde Félix da Silva, tesoureiro-geral; José Baía de Lima, 1º tesoureiro; Domingos Lourca Munhoz, diretor de patrimônio; Geraldo Isidoro de Santana, 2º vice-presidente; Tânia Amaral, 1ª secretária; José Francisco dos Santos, Diretor Social; Edgar Veloso, secretário de Esportes e Lazer; Ademar de Barros Bezerra, Diretor de Relações Públicas; Milton Gomes da Silva, Diretor de Cultura e Dra. Maria de Fátima Neves de Souza, Diretora de Assuntos Jurídicos.