30 de Agosto:
O pau vai comer!


        

* Ana Maria Mazarin da Silva


        No mês de agosto costumam ocorrer historicamente fatos políticos bem dramáticos: o suicídio de Getúlio Vargas, a renúncia do presidente Jânio Quadros e a morte misteriosa de Juscelino Kubitschek, entre outros. Este mês de agosto também promete alguns acontecimentos políticos contundentes: reinício do julgamento do mensalão, que pode resultar na prisão de importantes figurões e, do lado oposto, emerge a grave denúncia da empresa Siemens; que envolve importantes personagens de alta plumagem.

        E ainda mais: para ilustrar todas essas cenas, os governos Dilma, Cabral e Alckmin vivenciam um inferno astral, com alarmantes índices de queda de popularidade. E o Lula, presidente adjunto, está omisso neste momento político delicado, por quê?

         Mas este agosto é só começo. Desde a realização da CONCLAT, no ano de 2010, no Estádio do Pacaembu, as centrais sindicais elaboraram uma PAUTA TRABALHISTA e desde então estão tentando negociá-la com a Presidente Dilma. Esta pauta está sempre presente em todas as atividades sindicais, como o recente 7º CONGRESSO NACIONAL DA FORÇA SINDICAL, realizado de 24 a 26/07/2013, na cidade de Praia Grande, quando o conjunto de trabalhadores decidiu insistir mais uma vez no diálogo com a Presidente. Mas também foi deliberado que, caso não haja diálogo ou não sejam ouvidas as reivindicações pautadas, no dia 30/08/2013 o Pau Vai Comer!

        * Ana Maria Mazarin da Silva, diretora do SinSaudeSP – CNTS e Diretora Nacional da Força Sindical