SinSaudeSP e CNTS na luta
por mais recursos para a saúde



   Representantes da diretoria do SINSAUDESP e da CNTS participaram no último dia 03/02, na Associação Médica Brasileira (AMB), do lançamento de um Projeto de iniciativa popular elaborado pela Frente Nacional por Mais Recursos para a Saúde, que propõe o investimento de 10% da receita bruta corrente da União na saúde pública.

   O projeto visa alterar a Lei Complementar 141/12, que regulamentou a Emenda 29, não só no que diz respeito ao subfinanciamento do SUS, mas também propõe que os recursos sejam aplicados em conta vinculada, mantida em instituição financeira oficial, sob responsabilidade do gestor da saúde.

   Compareceram ao evento diversas autoridades ligadas ao setor da saúde e também de agremiações da sociedade civil, como Ophir Cavalcante Júnior, presidente da OAB Nacional, que junto com a AMB e a CNTS integra a Frente Nacional. Compõem também a Frente Nacional para Mais Recursos para Saúde as seguintes entidades: Associação Paulista de Medicina, Conselho Federal de Medicina, Centro Brasileiro de Estudos da Saúde e Federação Brasileira dos Hospitais. Marcaram presença o deputado federal Eleuses Paiva, vice-presidente da Frente Parlamentar da Saúde e Giovanni Cerri, secretário de Saúde do Estado de São Paulo. Para representar os trabalhadores da saúde na Frente Nacional, estiveram presentes Joaquim José da Silva Filho, diretor jurídico da CNTS e secretário-geral do SinSaudesp; Ana Maria Mazarin da Silva, diretora do SinSaudesp e da CNTS e José Sousa da Silva, 1º vice-presidente do SinSaudeSP e diretor da CNTS. Os próximos passos para a participação da CNTS na Frente serão discutidos na reunião da Confederação, em Brasília, do dia 05 a 09/03.