I Seminário Nacional de Segurança
e Saúde do Trabalhador da Saúde


        Foi um sucesso o I Seminário Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador da Saúde, organizado pela CNTS com apoio do SinSaudeSP, com o objetivo de apre¬sentar e discutir questões atuais relacionadas à temática saúde e trabalho e possibilitar o intercâmbio e a troca de experiências entre dirigentes sindicais, representantes empresariais, instituições públicas, profissionais, técnicos e especialistas em segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. Durante os trabalhos estiveram reunidos cerca de 150 participantes entre os membros da diretoria, conselhos e comitês da Confederação, dirigentes sindi¬cais e trabalhadores da saúde, representantes do MTE, FUNDACENTRO, COREN-SP, COFEN, NEPES e entidades Patronais, entre outros.

        A Organização Internacional do Trabalho estima que cerca de dois milhões de trabalhadores morrem por ano vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Estima, ainda, que as mortes causadas por acidentes de trabalho ultrapassam as provocadas por epidemias como a AIDS, chegando aos incríveis 360.000 (trezentos e sessenta mil) casos no mundo. Em 2004, 6,57% de todas as notificações de acidentes de trabalho no Brasil correspon¬diam ao setor de saúde, acontecendo um aumento de 30% em relação a 2003, com cerca de 23.000 (vinte e três mil) notificações, ocupando o 1º lugar no ranking de registros de acidentes, segundo o Ministério da Previdência Social. "O quadro atual é preocupante e obrigou as instituições responsáveis pela elaboração e implementação de políticas públicas de segurança e saúde no trabalho a elaborarem um conjunto de normas e regulamentações, visando reduzir estes índices para valores aceitáveis" - disse o Dr. José Lião de Almeida, Presidente do SinSaudeSP e da CNTS.

        As empresas que ainda não têm a preocupação com a prevenção de acidentes e doenças terão que adquirir a cultura prevencionista. "A complexidade da atividade produtiva em serviços de saúde e as legis¬lações trabalhista e previdenciária vigentes (NR 32, NTEP e FAP) demons¬tram que, para se obter resultados na melhoria das condições e dos ambientes de trabalho neste segmento, torna-se necessário unir esforços das repre¬sentações do governo, de trabalhadores e empregadores e obter consensos nacionais" - disse o Dr. Joaquim José da Silva Filho, Secretário-Geral do SinSaudeSP e Diretor Jurídico da CNTS.